SABE

Sistema de Avaliação Baiano de Educação



Educadores debatem resultados da alfabetização nos municípios

Foto: Bruno Ricci / Secom

Educadores de 329 municípios baianos debatem, até sexta-feira (27/7), em Salvador, os resultados do Avalie Alfa de 2011, sistema que avalia o desempenho dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. O Avalie Alfa é uma das ações do Pacto com Municípios, firmado entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e 329 municípios baianos para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Cerca de 280 mil estudantes e 19 mil alfabetizadores estão envolvidos com o Pacto com Municípios.

Motivados pelo tema Avalie Alfa: desvendando singularidades, os participantes do encontro devem atuar como multiplicadores das informações sobre os resultados apresentados e das orientações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para a continuidade do trabalho.

O Avalie Alfa é constituído por dois momentos avaliativos: o primeiro, no início do ano letivo, quando é realizado um diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças. O segundo, aplicado no final do ano letivo, possibilita uma comparação com os resultados do primeiro momento da avaliação para identificar as habilidades que os estudantes dominam e as eventuais dificuldades que ainda persistem.

O coordenador geral do Pacto com Municípios, Antônio Marcos Barreto, ratifica a importância de promover momentos para que os municípios se encontrem, troquem experiências e conheçam as ferramentas disponíveis para melhorar a qualidade da educação baiana. “Estamos discutindo a logística do Avalie Alfa, vamos divulgar todo o material produzido para utilização nas formações junto à comunidade escolar e, claro, promover a apropriação dos resultados da avaliação 2011”.

 

Fonte: ASCOM/SEC


Criado em: 27 jul 2012 | Notícias |