SABE

Sistema de Avaliação Baiano de Educação



Oficina de Apropriação de Resultados do SABE será realizada neste semestre

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará uma oficina que abordará a orientação do uso pedagógico dos resultados do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Participarão desta oficina, técnicos da Secretaria de Educação que fazem parte do Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional e representantes das Diretorias Regionais de Educação.

A realização da oficina em conjunto com o CAEd é de grande importância, uma vez que os resultados das avaliações são complexos e exigem uma avaliação apurada. Os grupos participantes terão a oportunidade de se informar sobre os detalhes das avaliações realizadas na Bahia pelo CAEd e, ainda, aprender a analisar e interpretar os resultados. A intenção é fazer com que o público das oficinas possa multiplicar as informações para outros núcleos pedagógicos. Dessa forma, após a análise conjunta dos resultados, o estado tem a capacidade de definir ações a partir da apropriação dos dados. O objetivo maior é utilizar os resultados das avaliações como base para intervenções destinadas a garantir o direito do aluno a uma educação de qualidade.

As provas do SABE foram aplicadas em novembro de 2011 e contemplou a 1ª Série do Ensino Médio e 2ª Série da Educação Profissionalizante Integrado (AVALIE) da rede estadual e o 2º ano do Ensino Fundamental (AVALIE ALFA), da rede estadual e municipal. No AVALIE ALFA foram testadas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Já no AVALIE do Ensino Médio, as disciplinas abordadas foram, além das mesmas disciplinas do ALFA, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.


Criado em: 27 abr 2012 | Notícias |