SABE

Sistema de Avaliação Baiano de Educação



Oficina orienta gestores e educadores a interpretar dados do Avalie e elaborar plano de ação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, na quarta-feira (23/4), a Oficina de Apropriação dos Resultados do Sistema de Avaliação Baiano da Educação 2013 (Sabe), projeto desenvolvido pela Secretaria. A atividade, que aconteceu no Hotel Vilamar (Amaralina), até quinta-feira (24/4), foi direcionada a gestores, articuladores e professores da rede estadual, com objetivo de orientar sobre as intervenções que deverão ser feitas nas escolas da rede com foco no fortalecimento da educação. O evento foi ministrado por técnicos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – Caed, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

No evento, foi apresentado um panorama geral do desempenho dos estudantes no âmbito estadual, regional e municipal, com dados quantitativos e qualitativos produzidos pelo Projeto Avalie, desenvolvido pelo Sabe, inclusive dados de um estudo longitudinal que envolveu, sequencialmente, estudantes das três séries do ensino médio. A avaliação consiste na aplicação de testes objetivos e de produção textual com temas trabalhados nas diversas áreas de conhecimento, além da aplicação de questionários contextuais, o que possibilita uma visão mais ampla do processo de ensino e de aprendizagem e completa as avaliações internas realizadas pelas escolas.

A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, Eni Bastos, ressaltou que as avaliações vêm sendo realizadas pela Secretaria desde 2009 e permitem observar o desempenho dos estudantes ao longo da vida escolar. “Esses resultados sobre desempenho, na medida em que relacionados também com os dados contextuais relativos à escola e à vida dos estudantes, permitem identificar e minimizar o efeito de variáveis que dificultam o desempenho dos alunos e potencializar aquelas que possam contribuir para melhorar esse desempenho”, disse.

Segundo Higor Pifano, do Caed, as atividades permitiram que gestores, articuladores e educadores esclarecessem como interpretar os dados levantados para, posteriormente, elaborar um plano de ação de intervenções necessárias para o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem nas unidades escolares. “Esses resultados ajudam os gestores, articuladores de área e professores a rever e reformular ou formular suas práticas pedagógicas”, ressalta.

Sabe – O Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe) foi concebido para subsidiar o monitoramento da qualidade da educação das redes públicas (estadual e municipais). Em desenvolvimento desde 2008, pela Secretaria da Educação do Estado, produz diagnósticos e aponta caminhos para o acompanhamento e a realização de intervenções nas escolas. O Sabe desenvolve dois projetos de avaliação: a Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie) e a Avaliação Externa da Alfabetização (Avalie Alfa).

 

 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia


Criado em: 30 abr 2014 | Notícias |