SABE

Sistema de Avaliação Baiano de Educação



O Programa

O Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) se configura como uma importante política pública de avaliação da educação, ao produzir informações significativas, visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Promove um diagnóstico mais preciso do desempenho dos estudantes do estado da Bahia, subsidiando a (re)formulação, o monitoramento de políticas educacionais e a implementação de ações no âmbito escolar.

Nos anos 2011 a 2013 o Avalie Ensino Médio aplicou provas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias com os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e da 2ª, 3ª e 4ª séries da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, respectivamente.  Esse desenho de avaliação constitui um estudo longitudinal que consiste na verificação da evolução do desempenho dos estudantes, ao longo dos três anos do Ensino Médio e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

O Avalie Alfa, por sua vez, avalia anualmente os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) em todas as suas edições (2011, 2012 e 2013) e Matemática, nos anos de 2011 e 2012.

O projeto Avalie Alfa foi construído para identificar o nível de alfabetização das crianças, tornando-se uma ferramenta importante para a tomada de decisão da equipe gestora e do professor, quanto às intervenções administrativas e pedagógicas mais adequadas a serem realizadas pelos municípios que aderiram ao programa Todos Pela Escola – Pacto com Municípios e pelas unidades escolares estaduais que ainda ofertam o Ensino Fundamental.